Economia

qual é o melhor para dividendos?

O DY pode ser inferior a outros bancos, porque as ações são caras. É o que diz Renato Reis, analista da Blue3 Research. Mas a vantagem do Itaú é que o investidor não ganha apenas com dividendos, mas também com a valorização da ação. Para ele, é um dos exemplos de execução e operação entre os bancos grandes.

Já quando o assunto são riscos, os analistas citam a inadimplência, que poderia aumentar caso os juros continuarem elevados. Mas o Itaú tem diversos segmentos na sua carteira de crédito, como pessoas físicas, micro, pequenas e médias empresas e grandes empresas, além de operação em outros países da América Latina. Segundo Bueno, dentro da carteira de crédito para pessoas físicas, o que impulsiona mais o crescimento é o crédito pessoal. No entanto, Bueno destaca que o Itaú é o que mais tem conseguido controlar o impacto da inadimplência no lucro e na distribuição de dividendos.

Um segundo risco seria uma mudança de estratégia do banco. Foi o que aconteceu em 2021 e 2022, quando optou por fazer mais investimentos em transformação digital e reduzir os proventos.

Bueno, da Nord, espera um yield de 9,5% para as ações ITUB3 e 7,5% para as ações ITUB4 em 2024. Quaresma projeta um dividend yield de 8% para ITUB4, já considerando os proventos extraordinários. Já para 2025, o dividend yield esperado é de 7,8%. Reis é mais conservador e espera um dividend yield de 5% para este ano.

BBAS3: proventos gordos e previsíveis

O Banco do Brasil é a maior instituição financeira do país em gestão de recursos, com mais de 20% do mercado. O banco estatal também é forte no crédito ao agronegócio, com uma participação de mercado de 53,7% no segmento, diz a Guide Investimentos. No crédito consignado, a presença no mercado é de 21%.

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo