Economia

Um em cada dez estagiários teve problemas emocionais no trabalho

Assim, é preciso fazer campanhas sobre o tema e incluir o assunto na trilha de desenvolvimento dos estagiários, indo além da soft skills e hard skills. Nelas, vale explicar o que é saúde mental e quais são os sinais problemáticos, como não conseguir desconectar no fim de semana e se sentir inseguro no ambiente.

Além dos benefícios geralmente vistos nas empresas, como assistência jurídica, psicológica, social e programas de saúde física, o discurso de saúde mental deve estar no dia a dia.

“A partir do momento que a liderança está consciente da importância disso, ela avisa para cumprir o horário, pergunta o que tem feito no fim de semana. É um discurso que faz parte da cultura da empresa”, diz a gerente.

Outro cuidado envolve cobrar resultados e demandas com foco em desenvolvimento e aprendizado. “Os estagiários vão querer se envolver, mas não pode colocar carga de responsabilidade como coloca em analista e assistente”, comenta Gondim.

Como procurar ajuda

A pessoa que se sentir desconfortável, ameaçada ou prejudicada no estágio deve procurar a liderança para reportar o problema. Se não for viável, busque os canais oficiais de denúncias da empresa. “É o canal mais seguro, em que a pessoa vai passar o que está acontecendo e a empresa vai avaliar para tomar decisão”, explica Gondim.

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo