Tecnologia

veja lista de marcas impróprias para consumo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou a lista de 11 marcas de azeite que foram classificadas como impróprias para consumo no Brasil.

São elas: Málaga, Rio Negro, Quinta de Aveiro, Cordilheira, Serrano, Oviedo, Imperial, Ouro Negro, Carcavelos, Pérola Negra e La Ventosa. 

Os lotes proibidos foram distribuídos para redes em Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Espírito Santo, Alagoas e Santa Catarina.

Além de estarem em desacordo com padrões de qualidade, os lotes estão com CNPJ baixado junto à Receita Federal, “o que também reforça a ocorrência de fraude”, segundo o Mapa.

Azeite de oliva
Azeite é o segundo produto mais fraudado no mundo (Imagem: shutterstock/masa44)

A Anvisa já tinha proibido recentemente as marcas Serrano e Cordilheira após análises físico-químicas realizadas pelo Mapa que corroboram a tese de que se trata de produtos fraudados.

A recomendação é para que os consumidores que compraram essas marcas de azeite deverão deixar de consumi-los. Os clientes também têm o direito de exigir a substituição ou reembolso de acordo com o Código de Defesa do Consumidor ou pelo canal Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde o produto foi adquirido.

O governo informou que outras marcas ainda estão passando por testes de procedência e que uma nova lista será divulgada com os resultados.

Supermercados e atacadistas que disponibilizam produtos desclassificados e de procedência desconhecida aos consumidores podem ser responsabilizados, segundo o Mapa.

Leia Mais:

Clientes têm direito a reembolso após proibição (Imagem: White bear studio/Shutterstock)

Dicas para o consumidor

O azeite é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo, atrás apenas do pescado, segundo a Anvisa. Por isso, o consumidor deve levar em consideração alguns fatores na hora de escolher os produtos para evitar ser enganado. 

  • Desconfie sempre de preços abaixo da média; 
  • Se possível verifique se a empresa está registrada no Mapa; 
  • Confira a lista de produtos irregulares já apreendidos em ações do Mapa; 
  • Não compre azeite a granel; 
  • É importante estar atento à data de validade e aos ingredientes contidos; e 
  • Opte por produtos com a data de envase mais recente.

Olhar Digital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo