Economia

Jovem viraliza no TikTok ao personalizar capas de livros por até R$ 3 mil; veja vídeo

A vontade de personalizar sua agenda e os cadernos na adolescência acabou se tornando uma profissão para a artista Maria Zontes. Hoje aos 22 anos, ela teve seus vídeos viralizados na rede TikTok, onde mostra para 1,7 milhão de seguidores como faz seu trabalho. Já existe até uma fila de espera com 11 mil pessoas esperando para ter um de seus produtos estilizados. Ela chega a cobrar R$ 3 mil por produto.

A jovem contou, em entrevista ao UOL, que sua primeira produção, além das suas agendas, foi para reunir as poesias feitas por um colega de escola que estavam em folhas soltas. Ela organizou os textos e decidiu encadernar tudo. O sucesso foi tanto que outros amigos começaram a perguntar quanto custaria para fazer o trabalho para eles, dando início aos pedidos.

Com materiais improvisados, como folhas de caderno e livros que não usava mais, ela iniciou seu trabalho, que por muito tempo a ajudou a não pedir mais dinheiro para os pais para seu dia a dia.  

Mas quando se formou na escola ela percebeu que precisava encontrar uma forma de conseguir uma nova clientela. Foi aí que ela resolveu postar nas redes sociais e começou a ganhar escala, trabalhando com encadernação criativa  de livros.





Prêmio

Quando um vídeo de Zontes, mostrando a personalização da capa do livro “Amanhecer”, da série Crepúsculo, viralizou no TikTok acabou chamando a atenção da própria plataforma, que escolheu a artista, junto com outros 300 pequenos empreendedores com conteúdo na sua rede, para receber um prêmio de R$ 5 mil.

De acordo com a rede, o concurso “TikTok Empreende” foi lançado em outubro de 2023 com apoio do Sebrae Nacional e do Sebrae-SP para engajar e apoiar micro e pequenas empresas de todo o Brasil. Para participar, era necessário postar um vídeo público de até 10 minutos no TikTok contando uma história inspiradora com resultados tangíveis para o próprio negócio alcançados por meio da plataforma.

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Os critérios de avaliação dos vídeos foram:

  • originalidade (inovação ou estratégia criativa na forma de criar conteúdo e promover o negócio na plataforma);
  • qualidade do vídeo (apresentação geral, criatividade, narrativa e clareza);
  • engajamento com o TikTok (consistência na publicação de vídeos, coerência com o impacto da marca e alcance);
  • diversidade e inclusão (diversidade regional, tamanho do negócio e liderança por empreendedores representantes de grupos minoritários – mulheres, negros, LBGTQIAPN+, PCD e outros – ou representantes de periferia);
  • e o resultado para o negócio (como aumento em vendas, exposição, parcerias etc.).

Segundo o Sebrae, além do prêmio em dinheiro, os 300 vencedores foram contemplados também com treinamentos e cursos do Sebrae Nacional e do Sebrae-SP, com foco em comportamento empreendedor, finanças e inovação.

Além disso, todos os inscritos no desafio ganharam um curso online do próprio TikTok para treinar os empreendedores a estimular a criatividade; desenvolver sua marca; encontrar sua comunidade, e explorar ao máximo todos os recursos disponíveis na plataforma para impulsionar seus negócios.

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Depois disso, Zontes percebeu o quanto valia seu trabalho e que estava cobrando muito pouco por ele, cerca de R$ 250 pela repaginação de um livro. Após todo o processo de especialização, a artista já chegou a cobrar até R$ 3 mil por produto.

Atualmente, além das encadernações especiais, ela ganha também fazendo cursos, onde vai ensinar 128 alunos na primeira turma, iniciada em setembro. Depois irá selecionar os melhores alunos para ajudá-la a atender a demanda, que continua crescendo. Para conferir o trabalho da artista Maria Zontes acesse seu perfil no TikTok.

Infomoney

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