Deputado propõe programa de treinamento para servidores contra violência nas escolas

O deputado estadual Rafa Zimbaldi (União) apresentou na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) um projeto de lei que cria programa de treinamento permanente para servidores e profissionais das escolas públicas e privadas de São Paulo agirem diante de situações perigosas.
O projeto autoriza o governo estadual a implementar o programa e preparar os profissionais, como professores, inspetores e diretores da rede de ensino para casos de invasão, de ataques, de incêndios, de assaltos, de acidentes e outras ocorrências.
Destinados aos servidores da educação e das forças de segurança e aos colaboradores das escolas, os cursos devem ser ministrados por instituições de ensino superior e de acordo com diretrizes do Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Snave), do Ministério da Educação, prevê o deputado.
“Recentes episódios de ataques em escolas têm exposto vulnerabilidades estruturais e humanas e que colocam em risco a vida de crianças, de adolescentes, de professores, de funcionários e da comunidade escolar em geral”, diz Zimbaldi.
“A ideia é preparar quem trabalha nas escolas para agir com rapidez, organização e segurança diante de situações extremas”, defende o deputado, que também é autor de um projeto que prevê a instalação do botão de pânico nas escolas.
Folha de São Paulo



