Política

Haddad confirma Márcio França como vice na chapa pela disputa do governo de SP

O pré-candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), confirmou nesta quinta-feira (25) o ex-governador Márcio França (PSB) como vice em sua chapa. O anúncio foi feito em entrevista coletiva na capital paulista, e também definiu os nomes de Simone Tebet (PSB) e Marina Silva (Rede) como candidatas ao Senado pela aliança.

Ao anunciar a composição, Haddad afirmou que escolheu França por sua trajetória na política paulista. “Por várias razões e, sobretudo, pela experiência no governo do Estado, como vice-governador, secretário de duas pastas importantes no governo Alckmin, depois, governador de São Paulo, que concorreu à reeleição e teve um desempenho extraordinário, quase 50% dos votos. Eu, hoje pela manhã, falei com o nosso companheiro Márcio França e convidei, então, para figurar na condição de vice-governador na chapa”, disse o ex-ministro da Fazenda e ex-prefeito de São Paulo. 

A definição da chapa ocorreu após reuniões realizadas em Brasília com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), de Haddad, França, Tebet e Marina Silva. Inicialmente, França defendeu uma candidatura própria ao governo paulista e também avaliou disputar uma vaga ao Senado, mas seu nome não ganhou força entre os aliados. 

Haddad também chegou a buscar uma mulher para ocupar a posição de vice, mas a composição não avançou. O nome de Tebet foi cogitado para a função, porém prevaleceu a avaliação de que sua candidatura ao Senado teria melhores condições de êxito. O mesmo entendimento foi aplicado a Marina.

Durante o anúncio, Haddad afirmou que a chapa foi construída em torno de um projeto comum. “O importante era a nossa coesão em torno de um projeto importante para São Paulo e para o Brasil, uma vez que o resultado aqui repercute nacionalmente”, disse. 

O petista também rebateu críticas relacionadas às declarações que fez sobre o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante a eleição de 2022. “O problema é quando você é artificial. Eu sempre disse: o Tarcísio está com a cabeça fora de São Paulo. Ele está morando lá no Palácio, pensando em outro [lugar]. Eu sempre disse isso porque eu não o vejo mergulhar nos temas de São Paulo”, declarou o pré-candidato. 

Haddad citou ainda a negociação da dívida paulista para afirmar sua participação nas discussões sobre o estado. “Quem representou São Paulo na mesa do Senado fui eu, como ministro da Fazenda. Não foi ele.”

Após ser confirmado como vice, Márcio França criticou a gestão estadual. “A marca do governo de São Paulo hoje, talvez, seja a venda da Sabesp e o pedágio free flow. São as duas coisas mais marcantes, não teve uma obra nova, uma ideia nova. Então São Paulo, que tem crescido menos que o Brasil nos últimos cinco anos praticamente, deixou de ser aquela coisa do trem que puxava todo mundo para ser mais um vagão.”

Simone Tebet participou nesta quinta-feira de um evento da Petrobras em Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, ao lado de Lula. Durante o discurso, fez referência à sua candidatura ao Senado por São Paulo.

“Provavelmente este seja o último ato de um ciclo político que se fecha na minha vida. A seu pedido, hoje eu vou cumprir uma nova missão como pré-candidata ao Senado em outro estado”, declarou. 




Brasil de Fato

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo