Política

Presidente de federação do PSOL rebate Erika Hilton e diz que ela receberá R$ 2,3 mi do fundo eleitoral

O presidente da federação PSOL-Rede, Juliano Medeiros, rebateu nesta quarta-feira (24) a crítica feita pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) acerca dos valores a serem repassados a ela pelo fundo eleitoral. De acordo com ele, a colega de partido irá receber R$ 2,3 milhões da verba.

Na terça (23), Erika afirmou que o partido estaria elaborando uma proposta de distribuição do fundo que desmonta a política de inclusão da sigla, que prevê um repasse dos valores ajustados a questões de gênero e raça, por exemplo.

Segundo ela, o PSOL estaria dando preferência a pré-candidatos novatos na sigla e brancos. Em publicação nas redes, Erika citou a campanha de Juliano como uma das que estariam tendo preferência nos repasses.

Ele é ex-presidente do PSOL mas não possui mandato, portanto, não busca reeleição. Neste caso, estaria na categoria de pré-candidatos que recebe menor parte do repasse dos fundos.

Na publicação desta quarta, Juliano deu destaque ao valor que Erika receberá e reforçou que ela é uma importante puxadora de votos para a sigla.

“Como já é tradicional no PSOL, receberão mais os candidatos de manutenção da bancada, ou seja, atuais deputados ou pessoas apoiadas pelos que não serão candidatos”, escreveu.

“É o caso de Ivan Valente e Guilherme Boulos, que apoiarão a minha candidatura e a de Natalia Boulos. Eu e Natalia, candidatos de primeira viagem, receberemos o mesmo valor, ainda que Erika não tenha citado o nome dela”, disse ainda. Boulos é da mesma vertente de Erika dentro do PSOL.

Em 2022, quando ainda era vereadora em São Paulo e candidata à deputada federal, o que garantiu a ela uma verba menor, de R$ 1.424.107,94 (R$ 1.703.025,03 corrigido pela inflação).


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Folha de São Paulo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo