Esporte

Remada viking da Noruega na Copa irrita Suécia e Dinamarca

O sucesso da Noruega na Copa do Mundo desencadeou euforia no país, mas a viral comemoração da remada viking da seleção está começando a testar a paciência dos vizinhos escandinavos, provocando indiferença na Suécia e inveja na Dinamarca.

A coreografia se tornou um fenômeno, com o capitão Martin Odegaard chegando a liderar jogadores, comissão técnica e torcedores em uma performance sincronizada após o apito final na vitória de 3 a 2 sobre Senegal, e torcedores noruegueses tentando convencer o rei do país nórdico a participar da tendência.

Para os suecos, no entanto, a remada viking é mais um incômodo do que uma novidade, com alguns achando a simulação de remada muito parecida com o “thunderclap” que ficou famoso com os torcedores da Islândia em torneios anteriores.

“Eu nunca vou fazer isso. A gente só suspira. Talvez mais pela equipe de TV que escolhe dar zoom nisso toda vez”, disse o zagueiro sueco Gustaf Lagerbielke a repórteres em uma coletiva de imprensa na terça-feira. “É muito parecido com a comemoração islandesa, afinal. Mas, cada um com suas manias.”

Outros membros da seleção sueca também não se impressionaram.

“Provavelmente já está ficando um pouco batido. Parece que eles fazem isso toda vez que têm chance. Mas funciona bem para eles, afinal”, acrescentou o companheiro de equipe Elliot Stroud.

No entanto, enquanto os suecos ainda lutam por uma vaga no mata-mata, os dinamarqueses, fora do torneio após uma derrota na repescagem de classificação para a República Tcheca, estão achando a euforia norueguesa muito mais difícil de engolir.

“Está beirando o bullying nórdico entre adultos. Os noruegueses estão vivendo a festa de suas vidas. E, além disso, na companhia de uma seleção que realmente sabe jogar futebol“, escreveu o jornalista dinamarquês Johnny Wojciech Kokborg no tabloide B.T.

“O fato é —infelizmente— que os noruegueses podem acabar machucando muitas seleções. Mas, acima de tudo, dói para nós, dinamarqueses, admitir que não somos mais os melhores da região nórdica.”

Ele acrescentou: “É simplesmente insuportável. Vocês estão zombando de nós, Noruega.”


Esporte / Folha de São Paulo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo