Sem convite, Flávio Bolsonaro quer ir aos EUA para audiência sobre tarifas

O senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), se inscreveu para uma audiência pública na Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos, perante o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR). O objetivo é se opor a uma proposta de tarifa comercial de 25% sobre produtos brasileiros, marcando um ponto de tensão nas relações comerciais bilaterais.
O que aconteceu
- Flávio Bolsonaro se opõe a proposta de tarifa de 25% dos EUA contra produtos brasileiros.
- A audiência, agendada para 6 de julho, analisará a recomendação do USTR de impor a tarifa após investigação de práticas comerciais do Brasil.
- As conclusões do USTR foram divulgadas logo após uma visita de Flávio Bolsonaro aos EUA, onde se reuniu com Donald Trump e funcionários do governo norte-americano.
A audiência, marcada para 6 de julho, analisará a recomendação do USTR de impor a tarifa, após uma investigação que apontou práticas comerciais brasileiras como “irrazoáveis”. Este cenário intensifica o debate sobre as políticas econômicas e as relações diplomáticas entre as duas nações.
Flávio Bolsonaro e as relações comerciais com os EUA
As conclusões do USTR foram divulgadas logo após Flávio Bolsonaro, filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro, visitar os EUA. Durante sua viagem, ele se reuniu com o presidente norte-americano, Donald Trump, e com altos funcionários do governo. Após o anúncio das tarifas propostas, o senador afirmou ter pedido a Trump que não aplicasse tais medidas às empresas brasileiras.
Em um resumo de seu depoimento planejado, divulgado por sua assessoria de imprensa nesta terça-feira, o senador reafirmou sua posição. Flávio Bolsonaro declarou que se opõe à tarifa “em nome dos consumidores e produtores de ambos os países e em defesa de uma parceria que tem beneficiado os Estados Unidos e o Brasil há mais de 80 anos”.
*Com Reuters
IstoÉ



