Cotribá firma acordo para pagar direitos trabalhistas de funcionários demitidos

A cooperativa Cotribá, de Ibirubá (RS), firmou acordo extrajudicial para o pagamento de direitos trabalhistas aos funcionários desligados em decorrência de seu processo de reestruturação. Desde o início de 2026, quase metade dos 1,2 mil funcionários da cooperativa já foram demitidos.
Com dívidas totais de cerca de R$ 1,4 bilhão, incluindo fornecedores e instituições financeiras, a Cotribá busca a reestruturação de suas atividades. A cooperativa possui cerca de 9,5 mil associados e mais de 60 pontos de negócios em diversos municípios do Rio Grande do Sul.
O acordo, firmado com o Sindicato Intermunicipal dos Empregados em Cooperativas de Produção Agrícola do Rio Grande do Sul (Sinecoop/RS), estabelece as condições e cronograma para a quitação das verbas rescisórias e dos depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devidos aos colaboradores desligados. As rescisões de menor valor, que são cerca de 50% do total, terão pagamento em três parcelas mensais e consecutivas, com início em junho de 2026. Para as demais rescisões, a proposta prevê o pagamento em 24 parcelas mensais, com início em setembro de 2026.
Globo Rural



