Notícias

Ataque de drone perto da Síria mata 3 militares dos EUA – 28/01/2024 – Mundo

Três membros do serviço militar dos Estados Unidos foram mortos e dezenas ficaram feridos durante um ataque a drone contra as forças americanas estacionadas no nordeste da Jordânia, perto da fronteira com a Síria, afirmou neste domingo (28) o presidente Joe Biden, que culpou grupos apoiados pelo Irã pela ofensiva.

“Embora ainda estejamos reunindo os fatos desse ataque, sabemos que foi realizado por grupos militantes radicais apoiados pelo Irã que operam na Síria e no Iraque”, disse o democrata em um comunicado. Pelo menos 34 pessoas estão sob observação para averiguar possíveis lesões cerebrais, disse um oficial dos EUA à agência de notícias Reuters.

O porta-voz do governo da Jordânia Muhannad al Mubaidin, porém, afirmou à emissora pública al Mamlaka que o ataque não ocorreu em seu país, mas na Síria. Segundo ele, a ofensiva tinha como alvo a base americana de Al-Tanf, na nação vizinha.

A morte dos militares durante o ataque, que ocorreu na noite de sábado (27), segundo Biden, marca as primeiras baixas dos EUA na região desde o início da guerra na Faixa de Gaza, em outubro —uma escalada importante da situação já tensa no Oriente Médio.

A região está em ebulição desde o ataque do Hamas contra Israel em 7 de outubro, que matou cerca de 1.200 pessoas, segundo Tel Aviv. O revide do Estado judeu na Faixa de Gaza matou mais de 26 mil palestinos, segundo o grupo terrorista.

Embora os EUA tenham afirmado até agora que não estão em guerra na região, Washington tem realizado ataques contra alvos dos grupos houthis do Iêmen, que nos últimos meses passaram a atacar navios comerciais no mar Vermelho.

“Continuaremos com o compromisso de combater o terrorismo. E não tenham dúvida —responsabilizaremos todos os envolvidos no momento e da maneira que escolhermos”, disse Biden em seu comunicado divulgado pela Casa Branca.

Matéria: UOL Notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo