Economia

‘Ataques virtuais estão mais sofisticados’, diz presidente da IBM

Braga mencionou ainda o auxílio frequente de ferramentas de inteligência artificial no desenvolvimento das estratégias de fraudes. Um dos casos comuns citados por ele envolve a ligação de golpistas, imitando a voz e a forma de interação de assistentes virtuais, para obter senhas e informações bancárias.

Temos visto muito mais sofisticação e um maior número de golpes. Por isso, as linhas de defesa das empresas e essa percepção de coisas que indiquem as possibilidades de fraudes e ataques, também têm que ser mais sofisticadas.
Marcelo Braga, presidente da IBM Brasil

Inteligência artificial

Para solucionar os bilhões de incidentes diários envolvendo ciberataques, o presidente da IBM defendeu a necessidade de se unir à inteligência artificial, ferramente já utilizada pelos golpistas. Sobre os avanços tecnológicos, Braga avaliou que as inovações não têm capacidade de substituir profissões que exigem a criatividade humana.

O executivo vê real ameça às carreiras que envolvem atividades repetitivas, como o movimento de acionar uma prensa manual para produzir uma peça industrial. Paro os mais experientes, ele disse ver um caminho amplo devido à exigência de desenvolver comandos mais sofisticados.

A gente começa a ver, talvez pela primeira vez, uma tecnologia tão de ponta na qual pessoas mais experientes talvez sejam as mais adequadas para a execução. A gente sai de uma era em que se aprendia a usar sistemas para uma na qual os sistemas começam a entender o que você quer fazer.
Presidente da IBM Brasil, Marcelo Braga

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo