São Luís e Região

Mabel abre enquete para população decidir futuro de viaduto inacabado na Leste-Oeste

RECUPERAR OU DEMOLIR?

Prefeito pergunta se viatudo deve ser reforçada ou demolida e diz que novo laudo vai apontar condições da obra na Av. Leste-Oeste

mabel x enquete

Mabel abre enquete para população decidir futuro de viaduto inacabado na Leste-Oeste (Foto: Reprodução/Instagram-Sandro Mabel)

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), abriu uma enquete no perfil dele do Instagram neste domingo (28) para que a população opine sobre o futuro do viaduto inacabado da Avenida Leste-Oeste sobre a avenida Castelo Branco, no setor Esplanada dos Anicuns. No vídeo publicado nas redes sociais, ele afirma que a estrutura foi mal executada, diz que há quem considere a obra condenada e pergunta aos moradores qual solução deve ser adotada. Entre as opções está a recuperação do viaduto ou demolição da estrutura para construir outra no local.

“Hoje olhando esse viaduto lá da Leste-Oeste, em cima da Castelo Branco. Essa porcaria desse viaduto aqui, mal construído. Tem gente dizendo que está condenado”, afirmou Mabel no vídeo gravado em frente ao viaduto.

Segundo o prefeito, a administração municipal solicitou um novo laudo técnico para avaliar as condições da estrutura e verificar se ainda há possibilidade de reforço ou se a demolição será necessária.

Obra acumula atrasos

O viaduto integra o projeto de expansão da Avenida Leste-Oeste, considerada uma das principais obras de mobilidade da capital. A construção foi iniciada em 2023, mas está paralisada desde julho de 2024 após impasses contratuais envolvendo a empresa responsável pela execução.

Os problemas incluíram dificuldades financeiras da construtora, divergências sobre custos previstos no contrato e pendências relacionadas a desapropriações na região. A prefeitura chegou a negociar a retomada dos serviços e informou que a conclusão da estrutura exigiria investimento de cerca de R$ 3,6 milhões, elevando o custo total da obra para mais de R$ 16,4 milhões.

Mesmo com a retomada anunciada anteriormente, a estrutura segue sem conclusão e agora passa por nova avaliação técnica, que poderá definir se o viaduto vai ser recuperado ou substituído.

A conclusão do viaduto é considerada fundamental para dar continuidade na expansão da Avenida Leste-Oeste, projeto iniciado em 2019 e que tem como objetivo ligar Goiânia aos municípios de Trindade, no trecho oeste, e Senador Canedo, no trecho leste. Além do viaduto sobre a Castelo Branco, outros trechos da obra ainda dependem de desapropriações e autorizações de órgãos federais para serem executados.

Leia mais:


Mais Goiás

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo