Entretenimento

Netinho de Paula denuncia racismo sofrido pelo neto de 16 anos em escola de SP

Netinho de Paula usou as redes sociais para denunciar episódios de racismo sofridos por seu neto, Arthur Signoreti, de 16 anos. O cantor e apresentador tornou o caso público após considerar insuficiente a resposta da instituição de ensino diante dos ataques. Segundo o artista, o adolescente foi alvo de comentários e mensagens ofensivas feitas por uma colega da escola em uma rede social. O episódio teria provocado abalo emocional no jovem, que passou a se sentir exposto dentro do ambiente escolar.

Em seu longo desabafo, Netinho se apresentou não apenas como artista, mas também como ativista da causa racial. “Meu nome é José de Paula Neto, conhecido como Netinho de Paula. Cantor, apresentador, político e, acima de tudo, um ativista racial que há décadas luta contra o racismo estrutural neste país”, iniciou.

Confira: 

Cantor denuncia racismo recreativo

Ao relatar o episódio, o cantor classificou as mensagens compartilhadas pela estudante como um caso de racismo recreativo, destacando que o adolescente é um dos poucos alunos negros da instituição. “Venho a público, desta vez não como artista ou político, mas como avô do Arthur Singnoreti, um jovem de 16 anos, aluno do Colégio Tom Jobim, em Santana de Parnaíba, que foi covardemente atacado por uma colega de escola em uma rede social.” Ele também afirmou que determinadas mensagens, embora possam ser interpretadas por algumas pessoas como brincadeiras, possuem impacto profundo.

O print anexo, com as falas ‘O Arthur nasceu!!’ e ‘Ela tem bigode’, seguidas de uma figurinha debochada, pode parecer ‘brincadeira’ para alguns. Mas, para nós, que conhecemos o peso da cor da pele nesta sociedade, isso é racismo recreativo. É a perpetuação de um estereótipo que desumaniza, ridiculariza e fere a alma de um menino que, assim como tantos outros, é fruto de um relacionamento inter-racial e carrega em si a beleza e a força da cultura negra”. O cantor revelou ainda que o neto vem enfrentando dificuldades emocionais desde o ocorrido.

Artista enfrentou luto familiar nos últimos meses

O episódio acontece meses após Netinho de Paula enfrentar uma perda pessoal. Em outubro de 2025, o apresentador anunciou a morte de seu pai, José Eduardo de Paula, aos 77 anos. Na ocasião, o artista revelou que o pai estava internado na UTI e havia sofrido uma infecção generalizada. “É com muita tristeza que divido essa dor com meus amigos, fãs e parentes, nosso Nego Bola, tão alegre e gentil, descansou. Às 23 horas de ontem, meu pai sofreu uma infecção generalizada, vinha numa batalha de 2 semanas na UTI”, escreveu.

Veja o cantor com o neto: 

Leia também: Netinho de Paula anuncia a morte do pai: ‘Não merecia sofrer’

+Siga o canal da CARAS Brasil no Instagram e receba as principais notícias dos famosos em tempo real: Clique aqui para seguir!





Caras

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo